segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mão na buzina, ou buzina na mão?

Cenário: Estrada com camião a manobrar e carros à espera.
Então temos o seguinte:
Camião a fazer manobras, o camionista aflito porque o espaço era pouco e o veiculo grande... obviamente que o trânsito ficou obstruído por uns bons 3 minutos, a contar pelo relógio.
Atrás de mim alguém que vê exactamente o camião a manobrar, nem uma nem duas, "piiiiiiiiiiiii" diz ela premindo o botão na manete lateral do seu Renault 5 vermelho ( sim, era o Super 5 ), obviamente que foi ignorada, uns segundos depois, sim... segundos, outra vez "piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii" desta vez mais longo e pronunciado...
Achei que alguém teria de lhe dizer que havia um camião no meio da estrada a manobrar, pois apesar da "individua" conduzir o seu ponto de visão poderia ser extremamente curto... o que se veio a provar mais à frente, como vamos ver.
Eu sai do carro e disse "Está um camião a manobrar, não passa ninguém." ao que ela com a sua brutal indignação e provavelmente sentiu injustiça no meu comentário, sai do carro dirige-se a mim e no meio da conversa diz para eu ser civilizado... ok... eu ser civilizado... hum... talvez ela não saiba o que é ser civilizado, digo eu, pelo seu comportamento antes e mediante factos à frente dos nossos olhos...
De uns bons 30 carros somando ambos os lados a única pessoa civilizada era ela, pois foi a única que buzinou.
Agora percebo porque há muita gente sempre com a mão na gaita, é um sinal de civilizado, como TODOS não queremos ser excluídos de uma sociedade cada vez mais podre, sentimos que buzinando por tudo e por nada, tornamo-nos civilizados de uma certa forma civilizada.
Um conselho, quando virem um camião a manobrar não buzinem com a buzina do carro, arranjem uma botijinha de ar comprimido e uma ponteira com apito, estão a ver aquela do futebol? Sim, essa mesmo... mas para se sentirem mais civilizados, entrem na cabine do camião e primam isso ao ouvido do camionista, acreditem... vão sentir a civilização entrar no vosso coração e aquela sensação de dever cumprido por tramar o próximo, que é um sentimento muito bonito e que nos faz sentir... civilizados.
Espero que essa "individua" se lembre que quando alguém de buzinar, foi alguém que se sentia excluído da civilização e que precisava de a sentir, quando isso acontecer ela que não chame nomes nem que mande os dedos da mão se sentarem... foi... tão só... alguém... que... simplesmente... quer... ser... CIVILIZADA.

Sem comentários:

Enviar um comentário